sábado, 25 de fevereiro de 2012

HOTEL NO CENTRO DE AVEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DE AVEIRO

A ESTÁTUA DUM HOMEM QUE HONRA AVEIRO

JOSÉ ESTÊVÃO

José Estêvão Coelho de Magalhães.
José Estêvão Coelho de Magalhães (Aveiro, 26 de Dezembro de 1809 — Lisboa, 4 de Novembro de 1862), mais conhecido por José Estêvão, foi um notável jornalista, político e orador parlamentar português, sendo durante o período de 1836 a 1862 a figura dominante da oposição de esquerda na Câmara dos Deputados. Era bacharel formado em Direito pela Universidade de Coimbra, veterano das guerras liberais e um dos académicos que viveu o exílio em Inglaterra e na ilha Terceira e participou no desembarque do Mindelo. Em 1841 fundou a Revolução de Setembro, o mais influente jornal da imprensa liberal. Sempre mais radical que as soluções preconizadas pelos partidos políticos da época, foi por várias vezes obrigado a procurar refúgio fora do país devido à sua frontalidade na oposição. Participou activamente na Patuleia, integrando o exército rebelde que operava no Alentejo.

A CASA DE SANTA ZITA

RECORDEI HÁ DIAS A CASA DE SANTA ZITA ONDE AS ANTIGAS EMPREGADAS DOMÉSTICAS APRENDIAM A LIDA DA CASA ANTES DE SE EMPREGAREM.
CONHECI UMA QUE, VINDA DE LÁ, SÓ CONHECEU UMA CASA, CUJOS PATRÕES, QUANDO ELA ENVELHECEU, CUIDARAM DELA ATÉ AO FIM DA SUA VIDA.
FORAM SERVIDOS COM AMOR E COM AMOR PAGARAM.
LEMBREI-ME PORQUE PESSOA AMIGA ME CONTOU QUE SUA FILHA,RESIDENTE EM LISBOA, TEM TIDO MUITA DIFICULDADE EM CONTRATAR UMA EMPREGADA, POIS AS QUE LHE TÊM APARECIDO NEM UMA CAMA SABEM FAZER.
AO QUE CONSTA ESTA CALAMIDADE É GERAL.
NÃO SE PODERIAM CRIAR UNS CURSOS DE VIDA DOMÉSTICA PARA ESSAS RAPARIGAS DESEMPREGADAS, MAS QUE NÃO SABEM FAZER NADA?
NATURALMENTE ATÉ RECEBEM SUBSÍDIO DE DESEMPREGO.
DESEMPREGO DE QUÊ?